segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Panorama I

Talvez a política não mude o mundo. Não. É certo que a política não muda o mundo. Hoje poucas ações políticas tem força de mudança no mundo. Mas, então, o que muda o mundo hoje?

A política é cada vez mais espetáculo. George Bush, filho pilotou um caça ao vivo na casa de todos os americanos. Ele estava interpretando.
Diariamente no Brasil acontecem espetáculos políticos. Tudo um grande palco absorvido pela sociedade do espetáculo de que já falava Gui Debord. Em a sociedade do espetáculo, obra teórica do movimento situacionista, Debord fala da transformação do homem em uma imagem a ser reproduzida, do império da política da mercadoria e do processo de transformação de todas as coisas existentes em capital.

Esse espetáculo anima as massas. Em 1984, romance de Geroge Orwell, a guerra é o espetáculo utilizado para mexer com o ânimo dos trabalhadores.
Hoje é o consumo. O incentivo ao processo de consumo e renovação de mercadorias, troca por novos produtos, é máximo. O consumo é exagerado. Reparem na taxa de crescimento da população obesa, que, evidentemente, sofre com problemas relacionados ao excesso de peso. Um problema de saúde pública criada por uma política. Esse é um exemplo. Porém, Muito do que há, é tudo isso fruto de uma política de alto consumo para obter alto crescimento e alto rendimento.

Assista um documentário chamado SURPLUS. Vale a pena baixar.

Nenhum comentário: