quinta-feira, 2 de abril de 2009

Acervo histórico liberado: Atas do Conselho de Segurança Nacional

O governo federal finalmente disponibilizou ao público as atas do Conselho de Segurança Nacional, órgão que reúne a alta cúpula administrativa para tratar de temas da máxima importância, muitos deles de caráter estritamente secreto.

As atas, que tardaram a ser liberadas, principalmente as mais antigas, compreendem um período extenso de tempo: de 1934 a 1988. Agora estão disponíveis ao público. O endereço é esse:

http://www.arquivonacional.gov.br/sian/inicial.asp

Para acessá-las basta clicar na barra direita em Multinível – Fundos e coleções do Arquivo Nacional. Uma opção surgirá logo abaixo, clique em pesquisa. Novamente se abrirá abaixo outra lista de opções, clique em multinível. Ao lado, agora, aparece uma tabela com vários assuntos, procure por Conselho de Segurança Nacional. Clique na seta preta apontando para baixo. Abre-se um outro quadro: Atas das seções. Clique na seta novamente. Nesse novo quadro, há vários arquivos, com diferentes espaços de tempo. Ao todo são nove arquivos. Escolha (novamente clicando na seta) aquele que compreende o período de tempo que mais lhe interessar. Agora há uma opção que agrega cada sessão especificamente, com sua data. Clique na lupa do lado esquerdo.

Abre-se um novo quadro. Para acessar a ata que escolheu, basta clicar, no canto superior direito, na opção arquivo digital.

Ufa! Não é tão fácil, mas acaba valendo a pena. São importantes arquivos de uma importância fundamental pois revelam o que pensava a alta esfera política, aqueles nossos altos representantes, em diversos períodos de nossa história.

São documentos que abrangem desde o governo Vargas a partir de 1934, período do Estado Novo, passando pela época militar da ditadura, e chegando até a abertura democrática em 1988. Um importante acervo histórico que dá uma dimensão da posição de nosso governo quanto a questões consideradas fundamentais no campo da segurança nacional. São assuntos os mais variados como a questão nuclear, o perigo comunista, inimigos do Estado, opiniões sobre as relações com diferentes países, sobre o posicionamento de diversas classes sociais, assuntos econômicos... enfim, um passeio interessantíssimo sobre as importantes questões debatidas por aqueles que exerceram o poder nos últimos 54 anos.


Um comentário:

disse...

Muito bom o blog! Vou passar aqui mais vezes!

bjs